sábado, 28 de dezembro de 2013

Aula: 03 – Introdução ao Movimento Retilíneo Uniforme (Parte III)


Objetivos da Aula:
 
NOÇÕES PRELIMINAES:
Um automóvel está estacionado no Km 80, e se desloca até o Km 30. Qual será o ΔS (a variação do espaço) nesse movimento? Vejamos:
               

                  ΔS = (S)  – (So)
                  ΔS =  30    80 
                  ΔS = 50 km

Uma coisa que você já deve ter percebido é que a VELOCIDADE nunca É = ZERO! Ao está em movimento um corpo (automóvel) nunca estará no mesmo lugar, isso é óbvio. Se ficar no mesmo lugar não existe velocidade e o automóvel vai ficar parado e isso não é movimento mas repouso.
 
Iniciaremos essa ultima parte dessa aula com a seguinte pergunta:

"Pode haver velocidade (movimento) NEGATIVO?"

A resposta é ...CLARO QUE SIM!!! 

Galera!! O que não poder ocorrer é o tempo voltar atras, mas o movimento esse sim pode voltar. Até porque um móvel pode seguir para frente ou voltar(para trás). Veja que MOVIMENTO é de REPOUSO e isso significa dizer que a velocidade pode ser sim positiva ou negativa, porque o móvel estará sempre em movimento, quando está se deslocando. 
 
 

EXEMPLIFICANDO:
 
No exemplo dado no inicio da aula, vimos que um automóvel se desloca do Km 80 e faz um percurso de 50Km até o Km 30. Observa-se que ele volta na reta escalar 50Km, isso significa uma velocidade negativa de ( - 50Km) .  Tem algum problema em o  ΔS (a variação do espaço) ter sido NEGATIVO? Cloro que não. 

Agora você sabe o que significa isso? É simples! Significa apenas que o automóvel se movimentou para o lado oposto da reta escalar no sentido horizontal. Assim como na reta dos números inteiros, o mesmo ocorre no movimento retilíneo. Quando o movimento for realizado para a direito (em frente) o valor da reta aumentará e o seu valor será positivo, ao contrário, isto é, para a esquerda (para trás) o valor da reta diminuirá e o seu valor será negativo.



Equação Horária da posição para o Movimento Retilíneo Uniforme: 




Em Cinemática costuma ser cobrado neste assunto a determinação da posição de um móvel num determinado instante Vejamos agora como podemos determinar a posição de um móvel num determinado instante. Para isto é usada uma função do primeiro grau, que é chamada de função horária de posição.
 Então vamos lá! 
Com base no exposto como eu faço para saber a onde um automóvel estará à17 segundos após o seu deslocamento? Como eu faço para saber?

Muito simples! Basta fazer uma função da posição do móvel em função do tempo!! Como assim? Ora o tempo está sempre correndo (passando), conforme o tempo vai correndo a posição também vai mudando... Então teremos pares de coordenadas: No:  tempo1  temos o espaço1,  no tempo2  temos o espaço2, no tempo3 temos o espaço3, conforme o tempo passa no movimento a posição do móvel também vai mudando.



Como assim:
 
Temos a equação 
da Velocidade                                  Transforma o ΔS                     Ficar assim!!  

V = .  ΔS .                       ΔS = S – So                              V=   S – So 
           Δt                                                                            Δt 
AGORA é só tranformar essa EQUAÇÃO em um FUNÇÃO do 1º GRAU!

1º VOCÊ passar para o lado direito da igualdade Δt (como ele está sendo divido pelo ΔS passa a multiplicar com a V(velocidade)) Em seguida passa também para a direita da igualdade o espaço inicial So (como ele está sendo subtraindo ele passa a somar). Fica assim: V Δt + So = S.
     
Agora é só organizar, assim: (S) espaço final = (So) espaço inicial (Δt) delta tempo.  

E fica assim:
S = So + V • Δt  


s = posição em um instante qualquer (m, km)
so = posição inicial (m, km)
v = velocidade (m/s, km/h)
Δt = variação do tempo (s, h)

Galera!! O famoso SORVETE. ou se preferir: sentado sozinho mais(+) vendo televisão