COMO RESOLVER PROBLEMAS DE FÍSICA (parte 1)
Quem
começa a se preparar este ano para os vestibulares ou mesmo aqueles que
estão iniciando os estudos no ensino médio, sempre me perguntam como
estudar física. Você deve, com muita calma, estudar, seguir as
orientações dos professores e o balizamento dado em aula.
O estudo, na verdade, depende de você. Isso é básico: na sala de aula você está sendo orientado, está aprendendo, mas o trabalho pesado deve ser feito em casa, estudando. Para isso você precisa do quê? Precisa ser organizado, ter disciplina e resolver exercícios. Mas qual a melhor forma de resolver problemas de física?
Segue então um roteiro para você seguir e fazer com que se torne uma rotina em suas resoluções:
1ª ETAPA: LER O PROBLEMA
É importante saber ler. Neste caso, saber ler, é ser capaz de imaginar o que está ocorrendo de acordo com o que descreve o enunciado.
Pode ocorrer de você não compreender todo o texto, mas é importante ficar atento aos detalhes para que seja possível "visualizar" o que está sendo dito.
2ª ETAPA: FAZER UM ESQUEMA
Da mesma forma que seu professor, faça um desenho simples da situação para facilitar a visualização da situação problema e a resolvê-la.
Indique no desenho os dados básicos fornecidos indicando o sentido e os valores envolvidos.
3ª ETAPA: MONTE AS EQUAÇÕES E FAÇA AS CONTAS
Observe que se você aplica uma equação sem saber o porquê não faz sentido algum. Então verifique os dados e qual a grandeza procurada para poder determinar qual a melhor forma, ou fórmula, para chegar à resposta correta.
4ª ETAPA: INTERPRETE OS VALORES (A ETAPA MAIS IMPORTANTE!)
Aparentemente você terminou a resolução do problema. Chegou a um valor numérico. Mas será que este número realmente está correto? É possível com ele chegar a alguma conclusão?
Atenção: Nem sempre os números obtidos estão corretos. Pode ocorrer erro nas contas, levando a resultados errados. Veja se o resultado obtido é razoável. Se achar que há um erro, confira suas contas e o seu raciocínio.
Referencial
Para descrever o movimento, o observador
deve definir um sistema de referência ou referencial em relação
ao qual o móvel será analisado.
Conceituando:
Referencial
é o local onde um observador fixa um
sistema de referência para, a partir do qual, estudar o movimento ou o repouso
de objetos.
Observe a figura abaixo:
Observe
que a visão que eu tenho do objeto que se move ou não dependerá de onde estou.
Como Assim? Digamos que você
esteja andando de moto, ao observar os objetos ao seu redor, você pensar que elas estão se movimentando,
mas não elas estão paradas! Exemplo disso é a Lua.
Assim, quando vamos estudar o
comportamento de um corpo, é conveniente estabelecermos alguns critérios. Em
Mecânica, se quisermos descrever o seu movimento, é importante adotarmos um
referencial. Isto significa que ao adotarmos um ponto como referência,
poderemos descrever se o corpo (em relação ao referencial) está ou não em
movimento, o tipo de trajetória que ele descreve, etc...
No exemplo a seguir, teremos três
observadores em posições distintas. Veja como cada observador descreverá o tipo
de trajetória realizada pelo ponto material. É um belo exemplo da importância
do referencial.
Exemplo 01
(UFMG) João, Pedro e Marcos observem um ponto P na
borda de um disco que gira em um plano horizontal (figura). João se encontra acima do disco, sobre seu eixo, Pedro está no mesmo plano do disco e Marcos entre João e
Pedro. Faça um desenho de como seriam as
trajetórias do ponto P observadas por João, Marcos e Pedro,
respectivamente.
Solução:
Para
termos uma idéia do que o problema nos pede, vamos construir uma figura para
cada um dos observadores em separado:
João se
encontra acima do disco !
Marcos entre
João e Pedro !
Quando
um observador, como Marcos, olha uma circunferência com uma inclinação, terá a
impressão de ver uma elipse!
Pedro está no mesmo
plano do disco !
No caso descrito para Pedro, quando ele olha uma
circunferência no seu mesmo plano, terá a impressão de ver uma reta!
Você notou como essa questão do referencial em Física é importnte!!
Por hoje é só!! Vamos algumas atividades proposta para fixar esse assunto! OK!!
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